Este site foi desenvolvido seguindo os padrões estabelecidos pela W3C, o que garante acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Algumas dicas podem ser úteis na hora de navegar pelo site:

Para ampliar e diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla CRTL (Windows) ou COMMAND (Mac) e pressione + e - quantas vezes achar necessário.

Para voltar a visualização ao estado inicial, segure a tecla CRTL (Windows) ou COMMAND (Mac) e pressione 0.

Existem diversos softwares que fazem a leitura do conteúdo exibido nas telas, permitindo o acesso aos sites pelos deficientes visuais. 

A Coleção Mundo das Ideias é um conjunto de obras voltadas para professores, profissionais da área de educação e leitores que querem descobrir o que há de mais recente em diversas áreas do conhecimento. Com uma linguagem dinâmica e atraente, os livros que compõem a coleção têm um foco teórico-metodológico consistente, apontando ao educador caminhos para que os assuntos discutidos nas obras sejam abordados em sala de aula de maneira envolvente, ampliando as possibilidades da construção do conhecimento nas escolas.

Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados

Eliana Yunes

Responde a questões sobre a importância da leitura e orienta professores, pais, bibliotecários, entre outros, a não deixarem escapar a oportunidade de apresentar aos estudantes o sabor das palavras, deixando claro que, quanto mais se lê, mais sentido tem a vida.

Jogando com a matemática: números e operações

Ana Ruth Starepravo

Analisa, por meio do jogo, por que tantos alunos têm dificuldades em aprender matemática, quais as maiores dificuldades que os professores enfrentam e como essa disciplina pode deixar de ser um fim em si mesmo para se tornar instrumento importante no exercício da cidadania, criatividade e autonomia.

A linguagem publicitária dirigida à criança e ao adolescente

Ivone Ceccato

É o resultado de uma pesquisa feita em anúncios veiculados em revistas infantojuvenis que foram coletados pela autora durante vários anos. Esse estudo se destina àqueles que desejam compreender melhor os estilos linguísticos aplicados à linguagem publicitária.

Gramática: passado, presente e futuro

Marcos Bagno

Questiona o que é gramática e seus sentidos diferentes através dos tempos. Conhecendo as origens da disciplina gramatical e desvendando seus fundamentos teóricos, políticos e ideológicos, é possível despojar a gramática de seus dogmas, democratizando-a.

Um diálogo entre os gêneros textuais

Márcia Porto

Destina-se ao professor de EJA interessado em ampliar, na sua prática cotidiana de sala de aula, a concepção de linguagem cujo núcleo é o texto como discurso que possibilita a interação entre as pessoas.

Temas de filosofia para o Ensino Médio

Mari Carneiro e Rafael Zanlorenzi

Esta obra viaja pelo pensamento humano em diferentes épocas e correntes filosóficas, apresentando conceitos que nos fazem observar o mundo de maneira crítica e perspicaz, por meio de um percurso consciente.

Movie takes: a magia do cinema na sala de aula

Grace Thiel e Janice Thiel

Propõe novos pontos de vista e de escuta no trabalho com o cinema, a fim de promover a reflexão e a criatividade. Oferece embasamento teórico que contribuirá para a formação de professores interessados na arte cinematográfica e no aprimoramento intelectual, crítico e ético dos alunos.

Sempreviva, a leitura

Marta Morais da Costa

Para cumprir um programa destinado à formação de leitores, este livro trata de práticas pedagógicas, aliadas a teorias e reflexões, a fim de incentivar os agentes de leitura – e o principal deles, o professor – a acreditarem na importância de seu trabalho e no alto valor emancipador e libertador da leitura, para quem a pratica e para quem a estimula.

10 perguntas que fazemos quando alfabetizamos jovens e adultos

Elisiani Tiepolo

Destina-se aos jovens e adultos de EJA e é ideal para educadores que buscam respostas para seus alunos e para sua aula. O livro destaca ainda que ao educador cabe a dupla tarefa de perguntar e responder.

Geografia em ação: práticas em Climatologia

Eliane Ferretti

Fundamenta-se em critérios que auxiliam o entendimento do clima como um dos elementos ambientais, que influencia a forma de ocupação do espaço geográfico e se faz sentir tanto em questões ambientais quanto econômicas e humanas.

Arte e educação: há um lugar para a Arte no Ensino Médio?

Consuelo Schlichta

Negando vigorosamente a ideia de que o educador em Arte se limita à prática, este livro propõe o caminho inverso: pensar a relação entre o que (o conteúdo) e o como fazer. Por isso, esta obra traz sugestões de leitura reflexiva de imagens.

Gramática, pra que te quero?

Marcos Bagno

Enquanto as seções dedicadas ao ensino de leitura e produção de textos e à oralidade se mostram bem sintonizadas com as propostas mais avançadas nessas áreas, o tratamento dos conhecimentos linguísticos – isto é, da língua como sistema gramatical – se revela muito apegado à tradição normativa, ao excesso de nomenclatura e à obsessão pela transmissão sem críticas dessa tradição e dessa nomenclatura.

Capítulos de História: o trabalho com fontes

Marcella Lopes Guimarães

Destinado a professores de História e a graduandos da área, Capítulos de História: o trabalho com fontes reúne reflexões a respeito do trabalho historiográfico realizado a partir de diferentes documentos - desde livros de receitas, passando por álbuns de fotografias, até crônicas de jornal, poemas, romances, objetos da vida - encontrados em museus e em gavetas esquecidas nas moradias de pessoas comuns.

 

 

Endereço
Rua José Peroba, 97 - Stiep
41.770-235 - Salvador/BA ver no mapa
© 2005-2012. Todos os direitos reservados • Política de PrivacidadeMapa do Site