Este site foi desenvolvido seguindo os padrões estabelecidos pela W3C, o que garante acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Algumas dicas podem ser úteis na hora de navegar pelo site:

Para ampliar e diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla CRTL (Windows) ou COMMAND (Mac) e pressione + e - quantas vezes achar necessário.

Para voltar a visualização ao estado inicial, segure a tecla CRTL (Windows) ou COMMAND (Mac) e pressione 0.

Existem diversos softwares que fazem a leitura do conteúdo exibido nas telas, permitindo o acesso aos sites pelos deficientes visuais. 

 
Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional
Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional
Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional
Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional

Animações interativas das narrativas literárias do livro Literatura, Leitura e Reflexão. Disponíveis para tablet, possibilitam aos alunos uma experiência dinâmica e envolvente, unindo os recursos que a tecnologia oferece e o prazer da literatura. Trazem animações, sonorizações, hiperlinks e outros elementos interativos que despertam o interesse do aluno e tornam a leitura dinâmica e muito mais envolvente.

Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional

O Plug é uma plataforma de aprendizagem com recursos virtuais  que permite a construção de conhecimentos de forma colaborativa. Incentiva a interação entre alunos e professores por meio de uma rede social educacional monitorada e contribui para a articulação dos saberes das várias áreas do conhecimento.

Os recursos virtuais do Plug integram, de modo convergente, múltiplas linguagens midiáticas e ferramentas tecnológicas já utilizadas pelos alunos fora do contexto escolar, permitindo a socialização de suas produções, com a mediação didática do professor. Nesse ambiente, é possível participar de projetos e desenvolver atividades ligadas à dinâmica de sala de aula com a transposição para o mundo digital.

O aluno pode criar blogs, postar fotos e vídeos. Os alunos têm acesso a ferramentas interativas, projetos didáticos virtuais e outras atividades adequadas a cada faixa etária. As turmas são mobilizadas a participar de situações de aprendizagem que extrapolam os livros Literatura, Leitura e Reflexão e Áreas do Conhecimento, o que facilita a articulação entre os conteúdos e as abordagens do Programa Escola Inovadora.

Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional
ensino-fundamental-img12

Ferramentas, atividades interativas e projetos colaborativos e interdisciplinares articulam os recursos tecnológicos aos demais recursos didáticos do Programa.

Alunos e professores são mobilizados a participar de situações de aprendizagem em torno de problemas complexos, propostos a partir das temáticas dos livros Literatura, Leitura e Reflexão, Áreas do Conhecimento e demais obras que compõem o Programa Escola Inovadora.

Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional

Cada livro das Áreas do Conhecimento conta com vídeos articuladores dos saberes, que estabelecem conexões entre conteúdos e perspectivas metodológicas de diferentes disciplinas.

Cada vídeo articulador desenvolve narrativas visuais a partir de diversos conteúdos que, complementados por atividades interativas, ampliam, complementam, problematizam ou istematizam os assuntos abordados nos livros das Áreas dos Conhecimentos, sensibilizando os alunos para a aprendizagem.

Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional
Ensino fundamental, recursos de tecnologia educacional

Os livros digitais, também acessíveis no Plug, articulam-se com os livros Literatura, Leitura e Reflexão, complementando a aprendizagem por meio de recursos interativos e atividades próprias para a linguagem dos tablets. São atividades interativas livres e ferramentas educacionais para a produção e compartilhamento de conhecimentos.

Articulação entre os recursos didáticos do programa

O Plug disponibiliza, ainda, os audiolivros, que trazem a narração das histórias dos livros Literatura, Leitura e Reflexão na voz do próprio autor e canções feitas especialmente para as narrativas.

A ferramenta virtual interativa Contar Histórias também articula-se às narrativas literárias, possibilitando que os alunos gravem, em vídeo, trechos dos livros Literatura, Leitura e Reflexão, estimulando a leitura expressiva e a escuta.


VEJA TAMBÉM

Aymará Educação Programa Escola Inovadora - Componentes Programa Escola Inovadora
Endereço
Rua José Peroba, 97 - Stiep
41.770-235 - Salvador/BA ver no mapa
© 2005-2012. Todos os direitos reservados • Política de PrivacidadeMapa do Site